É natural de Vila-Chã, mas de facto nasceu na Apúlia, viveu em Mar (onde fez a escola primária) e nas Marinhas até aos 12 anos. As mudanças de residência explicam-se pela profissão do pai que era Guarda Fiscal. Frequentou o Seminário do Espírito Santo em Viana e Braga.
Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, conclui os estudos de licenciatura e de doutoramento. Hoje atingiu o mais alto grau como Professor Catedrático desta Faculdade. No Hospital de S. João fez a especialidade de Urologia, sendo atualmente o Diretor de Serviço de Urologia do Hospital de S. João no Porto.
É um homem de causas. Como médico, tem-se dedicado essencialmente ao tratamento do cancro e tem desempenhado de uma forma voluntária funções regionais e nacionais, como, por exemplo, Presidente da Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital de S. João, Coordenador Nacional da Secção de Oncologia da Associação Portuguesa de Urologia e Presidente de Direção do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos.
Tem colaborado ainda com instituições do concelho de Esposende, nomeadamente a Santa Casa de Misericórdia de Esposende, a Santa Casa de Misericórdia de Fão e a Cruz Vermelha de Esposende.Ao longo da sua vida tem dedicado parte do seu tempo a outras causas e instituições, nomeadamente como médico do União Desportivo de Vila-Chã no início da sua vida profissional, como formador de outros profissionais na Liga de Ostomizados de Portugal e como cirurgião em equipas de voluntários em S. Tomé e Príncipe. A experiência adquirida como presidente da Assembleia Municipal de Esposende, de 2021 a 2025, reforçou a vontade de poder fazer mais e melhor pela sua terra.
A decisão de avançar com a candidatura a Presidente da Câmara tem aí a sua razão de ser.